SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue3Quality of life and mortality assessment in patients with major cardiac events in the postoperative periodInfluence of naloxone and methysergide on the analgesic effects of low-level laser in an experimental pain model author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

ZAMPER, Raffael Pereira Cezar et al. Avaliação de relatório eletrônico de anestesia. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2010, vol.60, n.3, pp. 285-301. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942010000300007.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A utilização de sistemas de informação que permitem o preenchimento automático de relatórios de anestesia ainda é incipiente no Brasil. O objetivo deste estudo foi validar um sistema informatizado para elaboração de relatório de anestesia. MÉTODOS: O projeto foi aprovado pela Comissão de Ética institucional e desenvolvido em sistema de parceria empresa-universidade (Dixtal, São Paulo, Brasil e Universidade de São Paulo) com financiamento da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério de Ciência e Tecnologia). O projeto elaborado teve como premissa a integração ao sistema de informações hospitalares para recuperação de dados referentes à identificação, avaliação pré-operatória e resultados de exames laboratoriais. A versão final do protótipo do sistema informatizado desenvolvido foi submetida à avaliação com relação à aplicabilidade por meio de instrumento semiestruturado, aplicado a 33 médicos, residentes e/ou especialistas em Anestesiologia durante procedimentos anestésico-cirúrgicos realizados em 66 pacientes. Os dados foram avaliados descritivamente. RESULTADOS: O sistema informatizado avaliado foi considerado con fiável por 81% dos participantes, inclusive para cirurgias de grande porte. A maioria dos anestesiologistas considerou o protótipo proveitoso para a realização de pesquisas futuras e capaz de atender às necessidades de confecção de relatório de anestesia, com benefícios para anestesiologistas, pacientes e hospital. O sistema exige treinamento para uso completo e pode ser aprimorado em alguns aspectos. CONCLUSÕES: A validação desse protótipo de sistema informatizado para elaboração de relatório de anestesia mostrou a viabilidade desse tipo de solução para auxiliar os anestesiologistas em suas atividades diárias, aumentando a confiabilidade dos dados. Além disso, na avaliação da aplicabilidade, os anestesistas consideraram que o protótipo poderá ser útil para pacientes, médicos e hospital.

Keywords : ANESTESIOLOGIA [Organização]; ANESTESIOLOGIA [registro de dados]; ANESTESIOLOGIA [sistema de registro informatizado].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese