SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue3Evaluation of a computerized anesthesia reportAnesthesia for emergency separation of omphalopagus conjoined twins author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

SERRA, André Peres e  and  ASHMAWI, Hazem A. Influência da naloxona e metisergida sobre o efeito analgésico do laser em baixa intensidade em modelo experimental de dor. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2010, vol.60, n.3, pp. 302-310. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942010000300008.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A fototerapia com laser (LPT) é um método analgésico promissor, embora seu mecanismo de ação não seja totalmente conhecido. O objetivo deste estudo foi avaliar se a ação da LPT é dependente da ativação de receptores opioides ou serotoninérgicos periféricos. MÉTODO: Foram utilizados ratos Wistar machos. A dor produzida foi de caráter inflamatório, através da injeção de carragenina na pata posterior esquerda dos ratos. O laser utilizado foi o Photon Lase III em meio ativo InGaAIP (660 nm), fluência de 2,5 J.cm-2. Analisou-se a hiperalgesia mecânica utilizando filamentos de von Frey. Os animais foram separados em cinco grupos: Carragenina; Laser (LPT); Luz não coerente; LPT + Naloxona e LPT + Metisergida. RESULTADOS: A fototerapia com laser em baixa intensidade mostrou-se um método analgésico eficaz, enquanto o emprego de fonte de luz não coerente não mostrou ter efeito analgésico. O uso de naloxona bloqueou o efeito analgésico do LPT; já o uso de metisergida não afetou a analgesia do LPT. CONCLUSÕES: A LPT nos parâmetros utilizados apresentou efeito analgésico. A analgesia da LPT é mediada por receptores opioides periféricos. A LPT parece não interagir com receptores serotoninérgicos periféricos.

Keywords : ANALGESIA [laser de baixa intensidade]; ANIMAIS [ratos Wistar].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese