SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue4Evaluation of transoperatory ventilation modalities by a questionnaireSevere carbamazepine-induced cutaneous reaction in the treatment of post-herpetic neuralgia: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

FERRARO, Leonardo Henrique Cunha et al. Bloqueio dos nervos femoral e isquiático guiados por ultrassom em paciente anticoagulado: case reports. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2010, vol.60, n.4, pp. 425-428. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942010000400010.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O uso de ultrassom para guiar a punção em bloqueios de nervos periféricos tem-se tornado cada vez mais frequente. Com a menor probabilidade de promover lesões vasculares, o ultrassom torna-se uma ferramenta interessante na realização de bloqueios periféricos, especialmente nos pacientes em uso de anticoagulantes ou com distúrbios da coagulação. O objetivo foi relatar dois casos em que se realizaram os bloqueios isquiático e femoral guiados por ultrassom em pacientes anticoagulados. RELATO DOS CASOS: No primeiro caso, a cirurgia realizada consistiu na amputação de antepé esquerdo devido a necrose e sinais de infecção e, no segundo caso, em limpeza cirúrgica de joelho esquerdo. Os pacientes apr esentavam distúrbios de coagulação com atividade de protrombina e tempo de tromboplastina ativado acima dos valores da normalidade. Ambos os pacientes foram submetidos a bloqueio femoral e isquiático guiados por ultrassom, evoluindo sem alteração motora ou sensitiva nos territórios desses nervos e sem hematoma no local da punção. CONCLUSÕES: A anticoagulação impõe certas restrições à aplicação das técnicas anestésicas regionais clássicas. Com o avanço dos equipamentos e métodos de ultrassom, hoje é possível identificar com alta precisão estruturas vasculares e neurais. Isso possibilita que a punção guiada por ultrassom seja mais precisa, tanto para atingir a área de interesse como para minimizar os riscos de lesão vascular acidental. Até o presente, não se recomenda a realização de bloqueio periférico em pacientes anticoagulados ou portadores de coagulopatias. Entretanto, considerando que há poucos relatos sobre bloqueios regionais com ultrassom em situações de coagulopatias, a segurança de tal técnica nessas condições ainda não foi estabelecida.

Keywords : DROGAS [anticoagulantes]; EQUIPAMENTOS, Ultrassom; SANGUE [coagulação]; TÉCNICAS ANESTÉSICAS, Regional [bloqueio do nervo femoral, bloqueio dos nervos isquiáticos periféricos].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese