SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue4Ultrasound-guided femoral and sciatic nerve blocks in an anticoagulated patient: relato de casosEffects of propofol on the cardiac conduction system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

GARCIA, João Batista Santos et al. Reação cutânea grave induzida por carbamazepina no tratamento da neuralgia pós-herpética: relato de caso. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2010, vol.60, n.4, pp. 433-437. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942010000400011.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O herpes zoster tem como principal complicação a neuralgia pós-herpética (NPH). Utiliza-se para o tratamento a carbamazepina (CXB), um anticonvulsivante bem tolerado, porém frequentemente associado a reações Cutâneas graves, como, por exemplo, a síndrome de Stevens-Johnson (SSJ) e a necrólise epidérmica tóxica (NET). O objetivo deste trabalho é relatar um caso de SSJ/NET secundário ao uso de CBZ em paciente com NPH. RELATO DO CASO: Paciente do sexo feminino, com dor contínua em região torácica e dorso, intensa, em queimação, fisgada, choque, alteração de força de membro superior ipsilateral e sudorese. Apresentava lesões crostosas e eritematosas em região dorsal do tórax, com alodinia e disestesias em dermátomo acometido. Iniciou-se CBZ 300 mg.dia-1, amitriptilina (AMT) 12,5 mg à noite e infiltração com anestésico local na região afetada. Após 15 dias, referia mal-estar, febre, dores musculares e artralgias com rash cutâneo leve e inespecífico. Retirou-se a carbamazepina imediatamente. Uma semana depois, foi internada com urticária e exantema generalizados, erupções Cutâneas eritematosas, bolhosas e máculas purpúricas por todo o corpo. A impressão era de SSJ/NET induzida por carbamazepina. Houve progressiva piora do quadro, com aumento do número e do tamanho das lesões Cutâneas, além de rash eritematoso macular generalizado, áreas de necrose e erosões, com destacamento simétrico da epiderme em face, pescoço, tórax, dorso e membros acometendo mais de 50% da área de superfície, além de envolvimento da mucosa bucal, conjuntival e genital com erosões vesiculares. Apresentou piora funcional progressiva, evoluindo com choque séptico e falência múltipla de órgãos, indo a óbito. CONCLUSÕES: A SSJ/NET é uma reação Cutânea grave com potencial para morbidade e mortalidade elevadas e que demanda intervenção rápida e tratamento adequado. Fica também o alerta para o uso da carbamazepina, que deve sempre ser supervisionado, especialmente em idosos.

Keywords : COMPLICAÇÕES [necrólise epidérmica tóxica, síndrome de Stevens-Johnson]; doenças, Viral [herpes zoster]; DROGAS, Anticonvulsivante [carbamazepina].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese