SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue1Intraosseous anesthesia in hemodynamic studies in children with cardiopathyPreanesthesia evaluation and reduction of preoperative care costs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

ARAI, Luiza Alves de Castro  and  AZEVEDO, Ricardo Bentes. Contaminação do aparelho de anestesia por agentes patógenos. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2011, vol.61, n.1, pp. 54-59. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942011000100006.

JUSTIFICATIVA E OJETIVOS: Avaliação da contaminação dos aparelhos de anestesia por meio de coletas de 56 amostras para cultura no sistema circular do aparelho de anestesia, em traqueias previamente reprocessadas por desinfecção com hipoclorito à 1% ou glutaraldeído à 2% , após lavagem com sabão e água não estéreis, secas com jato de ar comprimido e armazenadas em papel com grau cirúrgico, e em outros locais do circuito respiratório não reprocessados, antes dos procedimentos anestésicos. MÉTODO: Foram realizadas culturas de amostras das traqueias dos ramos inspiratórios, ramos expiratórios, canister, cal sodada e frasco coletor (dreno), em swab com meio Stuart e semeadas em meio de cultura Agar sangue, Mac Conkey e Sabouraud. RESULTADOS: Nas traqueias reprocessadas dos ramos inspiratórios e expiratórios dos aparelhos de anestesia, o nível de contaminação em alguns sítios foi de até 39,3%, com a presença de fungos e bactérias e, em alguns casos, com a presença de mais de um micro-organismo sendo 75% da contaminação de fungos e 25% de bactérias. Foi encontrada cultura positiva para Candida sp., Dermatophytus sp., Penicillium sp., Aspergillus sp., Staphylococcus aureus, Staphylococcus saprophyticcu e Staphylococcus epidermidis. No canister houve contaminação em 25% com o crescimento de Candida sp., Penicillium sp., Dermatophytus sp., Aspergillus sp. e Fusarium sp. No frasco coletor, observou-se a contaminação de 36% das amostras analisadas com crescimento de Candida sp., Dermatophytus sp., Staphilocccus saprophyticus e Acinetobacter bauman nii. Nas culturas da cal sodada não houve crescimento de micro-organismos. CONCLUSÕES: Em todos os pontos analisados, com exceção da cal sodada, houve crescimento de micro-organismos com a possibilidade de haver contaminação cruzada.

Keywords : APARELHO DE ANESTESIA, Sistema respiratório [contaminação]; COMPLICAÇÕES [Infecção hospitalar].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese