SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue1Preanesthesia evaluation and reduction of preoperative care costsAnesthesia in a patient with Job's Syndrome (hyper IgE): Case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

DHERTE, Patrick Marcel et al. Alertas inteligentes: desenvolvimento de software para otimização dos dados de monitoração. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2011, vol.61, n.1, pp. 76-80. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942011000100008.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A monitoração é útil no acompanhamento dos parâmetros vitais e na prevenção, diagnóstico e tratamento de eventos adversos em anestesia. Os alarmes, embora úteis na monitoração, podem causar perigosa dessensibilização do usuário. Objetivou-se descrever o desenvolvimento de software específico para a integração de parâmetros de monitoração intraoperatória, gerando "alertas inteligentes" que podem auxiliar na tomada de decisões, além de indicar possíveis diagnósticos e tratamentos. MÉTODO: Projetou-se um sistema que permitisse flexibilidade na definição dos alertas, combinando os alarmes individuais dos parâmetros monitorados para gerar um alerta mais elaborado. Após o levantamento de um conjunto de alertas inteligentes considerados relevantes no ambiente cirúrgico, um protótipo foi obtido e avaliado, e as sugestões adicionais foram implementadas no produto final. Para verificação da ocorrência dos alertas inteligentes, o sistema foi submetido a testes com dados previamente obtidos durante monitoração intraoperatória de 64 pacientes. O sistema desenvolvido permite a análise contínua do conjunto de parâmetros monitorados, verificando a ocorrência dos alertas inteligentes definidos na interface do usuário. RESULTADOS: Com o uso do sistema, verificou-se uma potencial redução de 92% dos alarmes. Notou-se que, na maioria das situações em que não foram gerados alertas, os alarmes individuais não representavam situações de risco ao paciente. CONCLUSÕES: A implementação de ferramentas de software possibilita a integração de dados de monitoração e geram informações como eventuais diagnósticos ou intervenções. Verificou-se uma redução potencial expressiva na quantidade de alarmes durante a anestesia. As informações exibidas pelo sistema, algumas vezes, podem ser mais úteis que a análise de parâmetros isolados.

Keywords : COMPUTADOR, Engenharia de software, CDS; EQUIPAMENTOS [Alarmes Clínicos]; MONITORIZAÇÃO, Intraoperatório.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese