SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue1Smart alerts: development of a software to optimize data monitoringAcupuncture as adjuvant therapy in thalamic syndrome: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Abstract

RESENDE, Marco Antônio Cardoso de et al. Anestesia em paciente com Síndrome de Jó (hiper IgE): Relato de caso. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2011, vol.61, n.1, pp. 84-87. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942011000100009.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A síndrome de Jó (SJ) é imunodeficiência rara, uma das formas de apresentação da Síndrome hiper IgE. O quadro clínico compreende abscessos cutâneos, pneumonias de repetição, pneumatoceles, eosinofilia, hiperimunoglobulinemia E (> 2.000 UI.mL-1), alterações craniofaciais e de crescimento ósseo. O relato descreve a doença e seu manuseio anestésico. RELATO DO CASO: Paciente masculino, negro, 13 anos, 40 kg, ASA II, com Síndrome de Jó diagnosticada aos 6 meses. Foi admitido para realização de alongamento de fêmur direito. Negava uso de medicamentos e não tinha antecedentes cirúrgicos, boa mobilidade cervical, distância interincisivos superior a 3 cm, Mallampati II e sem sinais de infecção. Os exames pré-operatórios eram normais. Foi monitorado com eletrocardioscópio, SpO2, PANI e PETCO2. Após pré-oxigenação, realizou-se indução de anestesia geral venosa e manutenção com sevoflurano. Ao término do procedimento, o paciente foi extubado após reversão do bloqueio neuromuscular e encaminhado para a sala de RPA com Aldrete 9. Teve alta hospitalar após 72 horas, sem complicações. CONCLUSÕES: A opção da técnica anestésica é orientada pela observação criteriosa entre os riscos e benefícios específicos para cada paciente, de acordo com as sequelas respiratórias e o risco de infecção e sítio cirúrgico. No paciente em questão, havia a consideração de que a anestesia em neuroeixo poderia representar, pela predisposição de base imunológica, risco aumentado de infecções graves. O presente caso foi realizado de forma segura com anestesia geral.

Keywords : DOENÇAS, Genética [síndrome de Job]; TÉCNICAS ANESTÉSICAS, Geral [venosa].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese