SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número6Anestesia para la corrección quirúrgica de fístula de arteria coronaria sin circulación extracorpórea: relato de casoImportancia de la evaluación preanestésica: relato de caso de paciente con apnea obstructiva del sueño índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Brasileira de Anestesiologia

versión impresa ISSN 0034-7094

Resumen

ALMEIDA, Carlos Eduardo David de et al. Mau funcionamento do sistema de circulação extracorpórea: relato de caso. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2011, vol.61, n.6, pp.781-785. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942011000600010.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A introdução da circulação extracorpórea (CEC) na prática clínica foi decisiva para o desenvolvimento da cirurgia cardiovascular moderna. A adição de novos procedimentos e equipamentos, entretanto, traz riscos e complicações inerentes. O objetivo deste relato é descrever um caso de mau funcionamento do sistema de oxigenação e enfatizar a importância da interação entre a equipe médica para prevenir erros e reduzir complicações. RELATO DO CASO: Durante a realização de cirurgia para troca valvar e correção de CIV, observou-se coloração escura do sangue na saída do oxigenador. Exames laboratoriais demonstraram acidose e hipoxemia grave. Todo o sistema foi reavaliado, mas a causa do mau funcionamento não foi encontrada. Medidas para a redução do dano foram instituídas com sucesso. Após a cirurgia, todo o sistema de CEC foi submetido à avaliação técnica. CONCLUSÕES: A interação entre a equipe, o diagnóstico precoce e a intervenção imediata mostraram-se fundamentais para o desfecho favorável.

Palabras clave : COMPLICAÇÕES [Intraoperatórias]; EQUIPAMENTOS [Oxigenador].

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Portugués | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons