SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número2Uso de tablet (iPad®) como ferramenta para ensino da anestesiologia em estágio de ortopediaAnestesia neuroaxial comparada à anestesia geral para procedimentos na metade inferior do corpo: revisão sistemática de revisões sistemáticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Anestesiologia

versão impressa ISSN 0034-7094

Resumo

TANAKA, Pedro Paulo; TORRES, Maria Fernanda  e  TENORIO, Sergio Bernardo. Análise do potencial citotóxico agudo da bupivacaína e bupivacaína em excesso enantiomerico de 50% (S75-R25) incorporadas a microesferas sobre o nervo ciático de ratos. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2012, vol.62, n.2, pp.228-234. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942012000200008.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A duração do efeito dos anestésicos locais (AL) pode ser ampliada pela sua incorporação aos sistemas de liberação prolongada como microesferas. No entanto, a possibilidade de que os sistemas de liberação prolongada de AL sejam neurotóxicos não tem recebido a devida atenção na literatura. Este estudo teve o objetivo de investigar os efeitos de microesferas de ácido poliláctico-co-glicólico puras, preenchidas com bupivacaína em excesso enantiomérico de 50% ou com bupivacaína (BP), assim como os efeitos da bupivacaína em excesso enantiomérico de 50% em nervo ciático de ratos Wistar. MÉTODO: Os ratos foram alocados em quatro grupos de acordo com o tempo de avaliação (dois, quatro, seis e oito dias) e denominados conforme a solução injetada sobre o nervo ciático: microsferas com bupivacaína em excesso enantiomérico de 50% (MBE), microesferas com bupivacaína (MB); microesferas puras (MP) e bupivacaína em excesso enantiomérico de 50% (BE). RESULTADOS: Nos cortes histológicos semifinos observou-se distribuição regular homogênea nas fibras de colágeno no endoneuro e nenhuma alteração degenerativa dos axônios ou das bainhas de mielina foi constatada. Nos cortes ultrafinos foram observados axônios mielinizados e fibras de Remak de aspecto normal com axoplasma apresentando distribuição homogênea de neurofilamentos e microtúbulos. A análise histomorfométrica dos axônios não revelou diferença significativa entre os diâmetros dos axônios dos grupos estudados.

Palavras-chave : ANESTÉSICOS [Local]; ANESTÉSICOS [bupivacaína]; ANESTÉSICOS [bupivacaína (S75-R25)]; ANESTÉSICOS [toxicidade]; ANIMAL [Rato].

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · Português ( pdf epdf ) | Inglês ( pdf epdf ) | Espanhol ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons