SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número3Abuso de fármacos anestésicos pelos anestesiologistasTransfusão consciente de hemoderivados. Revisão sistemática dos fatores indicativos do gatilho para a infusão dos componentes sanguíneos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Anestesiologia

versão impressa ISSN 0034-7094

Resumo

TAVARES, Cristiane  e  SAKATA, Rioko Kimiko. Cafeína para o tratamento de dor. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2012, vol.62, n.3, pp. 394-401. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942012000300011.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A cafeína é uma substância amplamente consumida com efeitos em diversos sistemas e que apresenta farmacocinética e farmacodinâmica características, causando interações com diversos medicamentos. O objetivo deste estudo é fazer uma revisão sobre os efeitos da cafeína. CONTEÚDO: Nesta revisão, são abordados a farmacologia da cafeína, os mecanismos de ação, as indicações, as contraindicações, as doses, as interações e os efeitos adversos. CONCLUSÕES: Faltam estudos controlados, randomizados e duplos-cegos para avaliar a eficácia analgésica da cafeína nas diversas síndromes dolorosas. Em pacientes com dor crônica, é necessário ter cautela em relação ao desenvolvimento de tolerância, abstinência e interação medicamentosa no uso crônico de cafeína.

Palavras-chave : analgesia; dor; drogas, alcaloide [cafeína].

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · pdf em Português | Inglês | Espanhol