SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número3Abuso de fármacos anestésicos pelos anestesiologistasTransfusão consciente de hemoderivados. Revisão sistemática dos fatores indicativos do gatilho para a infusão dos componentes sanguíneos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Anestesiologia

versão impressa ISSN 0034-7094

Resumo

TAVARES, Cristiane  e  SAKATA, Rioko Kimiko. Cafeína para o tratamento de dor. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2012, vol.62, n.3, pp.394-401. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942012000300011.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A cafeína é uma substância amplamente consumida com efeitos em diversos sistemas e que apresenta farmacocinética e farmacodinâmica características, causando interações com diversos medicamentos. O objetivo deste estudo é fazer uma revisão sobre os efeitos da cafeína. CONTEÚDO: Nesta revisão, são abordados a farmacologia da cafeína, os mecanismos de ação, as indicações, as contraindicações, as doses, as interações e os efeitos adversos. CONCLUSÕES: Faltam estudos controlados, randomizados e duplos-cegos para avaliar a eficácia analgésica da cafeína nas diversas síndromes dolorosas. Em pacientes com dor crônica, é necessário ter cautela em relação ao desenvolvimento de tolerância, abstinência e interação medicamentosa no uso crônico de cafeína.

Palavras-chave : analgesia; dor; drogas, alcaloide [cafeína].

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · Português ( pdf epdf ) | Inglês ( pdf epdf ) | Espanhol ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons