SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue5The development of ventricular fibrillation due to etomidate for anesthetic induction: a very rare side effect, case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094On-line version ISSN 1806-907X

Abstract

QUEIROZ, Thiago Nobre; BISINOTTO, Flora Margarida Barra; SILVA, Thaisa Mara da Mota  and  MARTINS, Laura Bisinotto. Anestesia para cesariana em gestante com síndrome de Guillain Barré: relato de caso. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2014, vol.64, n.5, pp.369-372. ISSN 0034-7094.  https://doi.org/10.1016/j.bjane.2013.02.006.

Justificativa e objetivos:

A síndrome de Guillain Barré (SGB) é uma doença neurológica autoimune que se caracteriza por uma polirradiculoneurite desmielinizante aguda ou subaguda. É um evento incomum durante a gravidez e um desafio para o anestesiologista pela possibilidade de comprometimento da função neuromuscular e de complicações respiratórias no pós-operatório. O objetivo deste trabalho é discutir o manejo anestésico da paciente gestante afetada pela doença.

Relato de caso:

Paciente do sexo feminino com 30 anos, gestante de 38 semanas, com diagnóstico de óbito fetal havia um dia e SGB. Foi submetida à cesariana sob anestesia geral, evoluindo sem intercorrências no perioperatório.

Conclusões:

Apesar de ser incomum, a SGB pode acometer gestantes e o anestesiologista pode se deparar com esse tipo de paciente na sua prática diária. É importante compreender as peculiaridades da SGB para se abordar adequadamente a paciente no perioperatório, contribuindo para a sua melhor evolução.

Keywords : Anestesia geral; Gestação; Doenças; Relaxante neuromuscular; Guillain Barré.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )