SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número2Aplicación clínica del bloqueo anestésico paravertebral torácico en operaciones de mama índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Brasileira de Anestesiologia

versión impresa ISSN 0034-7094

Resumen

FERNANDES, Cláudia Regina et al. Implantação de residência em anestesiologia no interior do Nordeste do Brasil: impacto nos processos de trabalho e na motivação profissional. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2015, vol.65, n.2, pp.155-161. ISSN 0034-7094.  http://dx.doi.org/10.1016/j.bjane.2013.08.006.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Compreender, pela teoria das representações sociais, a influência exercida pela implantação de um programa de residência em anestesiologia nos cuidados anestésicos e na motivação profissional em um hospital de ensino terciário do interior do Nordeste do Brasil.

MÉTODO:

Metodologia qualitativa. A fenomenologia e a teoria da representação social foram o referencial teórico. Formaram-se cinco grupos focais multidisciplinares, com 17 profissionais de saúde (cinco cirurgiões, cinco anestesiologistas, duas enfermeiras e cinco técnicos de enfermagem) que atuam no Centro Cirúrgico e na Sala de Recuperação Pós-Anestésica, todos com experiência anterior e posterior à implantação da referida residência.

RESULTADOS:

Da análise de conteúdo das falas, emergiram as seguintes categorias empíricas: motivação para atualização, reciclagem dos profissionais anestesiologistas e melhoria das práticas anestésicas; o residente como um elo interdisciplinar nos cuidados perioperatórios; melhorias na qualidade da assistência perioperatória; reconhecimento de fragilidades no processo perioperatório. Evidenciou-se que a criação de uma residência em anestesiologia traz avanços, que se refletem na motivação dos anestesiologistas; o residente funcionou como um elo interdisciplinar entre a equipe multiprofissional; houve reconhecimento de fragilidades do sistema, identificaram-se as deficiências e apontaram-se ações para superação.

CONCLUSÃO:

A implantação de um programa de residência em anestesiologia em um hospital de ensino terciário do interior do Nordeste do Brasil promoveu atualizações científicas, melhorou a qualidade da assistência e os processos de cuidados interdisciplinares, reconheceu as fragilidades do serviço, desenvolveu planos de ação e sugeriu que esse tipo de iniciativa pode ser útil em áreas remotas de países em desenvolvimento.

Palabras clave : Residência médica; Tutoria; Anestesiologia; Assistência perioperatória.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Inglés | Portugués     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )