SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue2Short-term changes and longitudinal distribution of carbon metabolism in the Piauí River estuary (Sergipe, Brazil)Periwinkle (Gastropoda: Littorinidae) habitat selection and its impact upon microalgal populations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Biologia

Print version ISSN 0034-7108

Abstract

MARQUES, M. G. S. M.; FERREIRA, R. L.  and  BARBOSA, F. A. R.. A comunidade de macroinvertebrados aquáticos e características limnológicas das lagoas Carioca e da Barra, Parque Estadual do Rio Doce, MG. Rev. Bras. Biol. [online]. 1999, vol.59, n.2, pp. 203-210. ISSN 0034-7108.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71081999000200004.

A comunidade de macroinvertebrados aquáticos, freqüentemente utilizada na avaliação da qualidade de água, foi investigada em dois sistemas lênticos do Médio Rio Doce, que se apresentam sob diferentes status de conservação. As lagoas da Barra e Carioca foram amostradas em suas margens e na região limnética, retirando-se água para caracterização física e química e sedimento para coleta de organismos bentônicos. A lagoa da Barra, que vem sofrendo sucessivos impactos pela ação antrópica, mostrou teores mais baixos de oxigênio dissolvido, elevada condutividade elétrica e sua comunidade bentônica, menor riqueza (14 taxa, contra 33 presentes na lagoa Carioca). A análise das guildas tróficas da ictiofauna sugere que a pressão de predação sobre a comunidade de macroinvertebrados é também maior na lagoa da Barra. A lagoa Carioca, além de apresentar maior riqueza de taxa, mostrou uma comunidade melhor estruturada em termos de grupos funcionais de alimentação, refletindo seu melhor estado de conservação, por estar dentro dos limites do Parque Estadual do Rio Doce.

Keywords : macroinvertebrados aquáticos; conservação; sistemas lênticos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese