SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue2Phenology of tree species in an urban forest fragment in São Paulo, SPTree populations structure and dynamics of a semideciduous seazonal forest fragment in the Piracicaba region, São Paulo state, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Biologia

Print version ISSN 0034-7108

Abstract

BAIDER, C.; TABARELLI, M.  and  MANTOVANI, W.. O Banco de sementes de um trecho de uma floresta Atlântica montana (São Paulo - Brasil). Rev. Bras. Biol. [online]. 1999, vol.59, n.2, pp. 319-328. ISSN 0034-7108.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71081999000200014.

Durante a regeneração da floresta tropical, após perturbações naturais ou antrópicas, o banco de sementes do solo está envolvido no estabelecimento de grupos ecológicos e na restauração da riqueza de espécies lenhosas. Para a análise da composição de espécies do banco de sementes de um trecho de floresta Atlântica madura, no Sudeste do Brasil, foram coletadas 57 amostras de solo, distribuídas aleatoriamente em 2 ha, totalizando 28.500 cm3 de solo coletado. Durante um período de 17 meses germinaram 497 sementes, 65% distribuídas entre 0 e 2,5 cm de profundidade, totalizando 872 sementes/m2. O banco de sementes dessa floresta caracterizou-se pela presença de dois componentes: o herbáceo, composto por 66 morfotipos, pertencentes a famílias ricas em espécies pioneiras; e o arbustivo-arbóreo, formado por 19 espécies, em sua maioria, pioneiras com diásporos menores que 1 mm de comprimento. Os resultados obtidos sugerem que, na floresta Atlântica montana, o banco de sementes pode ter importância no estabelecimento de espécies de árvores e arbustos pioneiros, componentes de grupos ecológicos envolvidos na regeneração da floresta após corte e queima. Após a abertura de clareiras naturais, o banco de sementes pode ser o responsável pelo estabelecimento de espécies de Melastomataceae, principal grupo de árvores e arbustos pioneiros observados nas clareiras.

Keywords : banco de sementes; espécies pioneiras; floresta Atlântica; Melastomataceae; regeneração.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese