Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do efeito da serotonina (5-HT) e da monoablação do pedúnculo ocular na indução da maturação ovariana de Penaeus penicillatus (Alcock, 1905)

Evaluation of the effect of serotonin (5-HT) and eyestalk monoablation on the induction of ovary maturation in Penaeus Penicillatus (Alcock, 1905)

O efeito da serotonina e da monoablação do pedúnculo ocular na indução do desenvolvimento gonadal de Penaeus penicillatus (camarão do rabo vermelho) foi investigado. Fêmeas imaturas com peso médio de 20 g foram selecionadas e distribuídas de maneira aleatória em quatro grupos de 5 animais com uma réplica para cada grupo: grupo controle inicial (CI), sacrificado no 1º dia do experimento; grupo controle paralelo (GC), injetado com 0,05 ml de solução salina; grupo monoablado (GA), submetido à monoablação no dia 0 e injetado com 0,05 ml de solução salina logo após a monoablação e no 5º dia; grupo serotonina (GS), injetado com 0,05 ml de serotonina dissolvida em solução salina no dia 0 e 5º dia, numa dose total de 15 mg por grama de peso do animal (7,74 x 10-7 mol). Os animais do grupo controle inicial (CI) foram sacrificados no dia 0, e no 5º, 10º e 15º dias para os demais grupos, respectivamente. Fragmentos dos lóbulos anteriores das gônadas dos animais foram fixados em Bouin aquoso e processados com as técnicas usuais de microscopia óptica. As análises consistiram na descrição morfológica das células e na medida do diâmetro dos ovócitos, evidenciando um papel estimulador da serotonina e da monoablação sobre a maturação gonadal. A análise estatística (Anova - SNK, P < 0,05) dos valores de diâmetro dos ovócitos mostrou ser a monoablação mais efetiva na indução da maturação ovariana que a serotonina na concentração utilizada (7,74 x 10-7 mol).

Penaeus sp.; serotonina; 5-HT; reprodução; maturação ovariana


Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brazil, Tel. / Fax: +55 16 271-5726 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb.iie@terra.com.br