SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número3Chemotaxis and chemical defenses in seaweed susceptibility to herbivoryAndrolaelaps rotundus Fonseca (Acari: Laelapidae) associated with akodontine rodents in Paraguay: a morphometric examination of a pleioxenous ectoparasite índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Biologia

versión impresa ISSN 0034-7108

Resumen

MANZATO, A. J.; TADEI, W. J.  y  CORDEIRO, J. A.. Estimação dos perfis populacionais de duas linhagens do díptero forídeo Megaselia scalaris por simulação bootstrap. Rev. Bras. Biol. [online]. 2000, vol.60, n.3, pp. 415-424. ISSN 0034-7108.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71082000000300006.

A partir de perfis populacionais experimentais de linhagens do díptero forídeo Megaselia scalaris, foi determinado o número mínimo de perfis amostrais que devem ser repetidos, via processo de simulação "bootstrap", para se ter uma estimativa confiável do perfil médio populacional e apresentar estimativas do erro-padrão como medida da precisão das simulações realizadas. Os dados originais são provenientes de populações experimentais fundadas com as linhagens SR e R4, com três réplicas cada, e que foram mantidas por 33 semanas pela técnica da transferência seriada em câmara de temperatura constante (25 ± 1,0ºC). A variável usada foi tamanho populacional e o modelo adotado para cada perfíl foi o de um processo estocástico estacionário. Por meio das simulações, os perfis de três populações experimentais foram amplificados, determinando-se, dessa forma, o tamanho mínimo de amostra. Fixado o tamanho de amostra, simulações "bootstrap" foram realizadas para construção de intervalos de confiança e comparação dos perfis médios populacionais das duas linhagens. Os resultados mostram que com o tamanho de amostra igual a 50 inicia-se o processo de estabilização dos valores médios.

Palabras llave : bootstrap; Megaselia; populações; simulação; tamanho populacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés