SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue1Natural and human impacts on invertebrate communities in Brazilian caves author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Biologia

Print version ISSN 0034-7108

Abstract

BINI, L. M.; COELHO, A. S. G  and  DINIZ-FILHO, J. A. F.. A relação entre densidade populacional e tamanho do corpo é consistente entre estudos independentes? Uma abordagem meta-analítica. Rev. Bras. Biol. [online]. 2001, vol.61, n.1, pp. 1-6. ISSN 0034-7108.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71082001000100002.

A regra de equivalência energética (Energetic Equivalence Rule, EER) é um assunto controverso em Ecologia. Essa regra prediz que a quantidade de energia que cada espécie usa por unidade de área é independente de seu tamanho corpóreo. Neste trabalho foi realizada uma meta-análise com o objetivo de combinar os coeficientes angulares de regressões densidade/tamanho do corpo em estudos independentes realizados em mamíferos e aves. Esses estudos foram comparados com o coeficiente esperado pela EER (b = -0,75) utilizando 50.000 valores obtidos por meio da técnica de bootstrap. Os coeficientes combinados para mamíferos e aves foram iguais a -0,755 e -0,321, respectivamente. A hipótese de homogeneidade desses coeficientes, ou seja, dentro de cada grupo taxonômico os coeficientes variam apenas ao acaso devido a erros de amostragens, foi rejeitada. Desse modo, a adoção da EER é de fato uma simplificação não justificada devido à heterogeneidade existente, que implica problemas de estimativa nos coeficientes em função de variação na amplitude do tamanho do corpo, escala espacial utilizada para estimar a densidade, modelo de regressão utilizado e relações filogenéticas entre as espécies. Assim, a questão para os próximos estudos na relação densidade/tamanho do corpo é, ainda, a própria validade de estimativa dessa relação e não a maneira de combinar os coeficientes de modo a testar uma hipótese ecológica geral, que poderia ser resolvida utilizando os procedimentos meta-analíticos.

Keywords : meta-análises; regra de equivalência energética; mamíferos; aves.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English