SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue1Pollen spectrum of honey of "uruçu" bee (Melipona scutellaris Latreille, 1811)Reproduction and food habits of the lined seahorse, Hippocampus erectus (Teleostei: Syngnathidae) of Chesapeake Bay, Virginia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Biologia

Print version ISSN 0034-7108

Abstract

FERNANDES, M. N.  and  PERNA-MARTINS, S. A.. Epitélio branquial de cascudo, Hypostomus cf. plecostomus (Loricariidae). Rev. Bras. Biol. [online]. 2001, vol.61, n.1, pp. 69-78. ISSN 0034-7108.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71082001000100010.

A morfologia e a distribuição das células do epitélio branquial foram analisadas no cascudo Hypostomus cf. plecostomus, peixe que vive em água doce, caracterizada por ser pobre em íons, no Brasil. As células pavimentosas são as mais abundantes em ambos os epitélios, do filamento e lamelar. Entre essas células há um grande número de células mucosas e de células de cloreto. As células mucosas são quase totalmente encobertas pelas células pavimentosas adjacentes e possuem grandes grânulos que mostram eletrondensidades diferentes. Não foram encontradas células mucosas no epitélio lamelar. As células de cloreto estão distribuídas em ambos os epitélios e, em geral, têm uma extensa superfície, que pode exibir poucas microvilosidades curtas em contato com o meio externo. A presença de células de cloreto no epitélio lamelar pode indicar uma adaptação à reduzida concentração de íons na água, a fim de aumentar a capacidade de transporte ativo de íons por meio das brânquias. O tamanho e a forma dessas células aumenta a barreira água-sangue e pode afetar a troca de gases para a respiração. Entretanto, o efeito negativo no processo respiratório pode ser minimizado pelo fato de essa espécie possuir respiração aérea facultativa e poder utilizar o ar atmosférico para suprir sua necessidade de oxigênio.

Keywords : brânquias; epitélio; teleósteos; loricarídeo; Hypostomus cf. plecostomus.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English