SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número1Epithelial gill cells in the armored catfish, Hypostomus cf. plecostomus (Loricariidae)Evidence of terrestrial feeding in the arboreal lizard Enyalius bilineatus (Sauria, Polychrotidae) of south-eastern Brazil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Biologia

versión impresa ISSN 0034-7108

Resumen

TEIXEIRA, R. L.  y  MUSICK, J. A.. Reprodução e hábito alimentar do cavalo-marinho Hippocampus erectus (Teleostei: Syngnathidae) de Chesapeake Bay, Virgínia. Rev. Bras. Biol. [online]. 2001, vol.61, n.1, pp. 79-90. ISSN 0034-7108.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71082001000100011.

A biologia reprodutiva e alimentar do cavalo-marinho Hippocampus erectus foi estudada no estuário de Chesapeake Bay, Virgínia. Cavalos-marinhos são monógamos, sendo que o macho incuba os ovos recebidos da fêmea em uma bolsa incubadora fechada (= marsúpio). As fêmeas não desempenham qualquer cuidado com a prole após a fecundação. A razão sexual total e operacional foi fortemente direcionada para as fêmeas. Machos e fêmeas tiveram similares números de ovos/embriões e ovócitos hidratados, respectivamente. O número de ovos/embriões na bolsa incubadora dos machos variou de 97 a 1.552 (exemplares de 80 a 126 mm CT), enquanto o número de ovócitos hidratados nas fêmeas variou de 90 a 1.313 (exemplares de 60 a 123 mm CT). Tanto para os machos quanto para as fêmeas o número de ovos/embriões e ovócitos hidratados foi mais correlacionado com o peso do que com o comprimento total. O comprimento do focinho e a amplitude bucal limitam o cavalo-marinho a explorar pequenas presas. Anfípodas predominaram na dieta, especialmente Ampithoe longimana, Gammarus mucronatus e Caprella penantis. O cavalo-marinho não é uma espécie abundante em Chesapeake Bay, mas mantém uma população reprodutiva. As chances para encontrar um parceiro são pequenas, devido à baixa abundância, às águas túrbidas e ao comportamento sedentário da espécie.

Palabras llave : cuidado paternal; fecundidade; fertilidade; anfípodas; estuário.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés