SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número1Morphology and anatomy of developing fruits and seeds of Vismia guianensis (Aubl.) Choisy (Clusiaceae)Toxicology of Lapachol in rats: embryolethality índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Biologia

versión impresa ISSN 0034-7108

Resumen

FERNANDES, L. F.  y  SOUZA-MOSIMANN, R. M. de. Triceratium moreirae sp. nov. e Triceratium dubium (Triceratiaceae - Bacillariophyta) de ambientes estuarinos do Sul do Brasil, e comentários sobre o gênero Triceratium C. G. Ehrenberg. Rev. Bras. Biol. [online]. 2001, vol.61, n.1, pp. 159-170. ISSN 0034-7108.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71082001000100020.

Uma nova espécie da Família Triceratiaceae é descrita a partir de amostras coletadas em manguezais do Sul do Brasil. A valva de Triceratium moreirae sp. nov. é triangular com elevações portando ocelos e uma rimopórtula robusta na base de cada elevação. A superfície valvar apresenta pseudolóculos robustos circulares a poligonais que delimitam aréolas com poros cribrais hemisféricos. Estas últimas estão arranjadas em um padrão típico, em que uma aréola central maior está circundada por 5-8 aréolas menores. A valvocópula emite um septo reforçado por costelas, e sua extremidade é dobrada para o interior. A nova espécie é comparada com a diatomácea Triceratium dubium, a qual tem o mesmo padrão de disposição de aréolas, formação de septo e pseudolóculos. Entretanto, as principais diferenças em relação à Triceratium moreirae são: rimopórtulas alternadas aos ocelos e com morfologia bem característica, e elevações mais alongadas com uma leve constrição. Alguns critérios utilizados na classificação das espécies de Triceratiaceae também são discutidos, e sugerimos que o tipo de aréola (poroidal com cribra) seja incluído na circunscrição de Triceratium.

Palabras llave : taxonomia; diatomácea; Triceratium; estuário; manguezal; Sul do Brasil.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés