SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue2Responses to climatic factors by foragers of Plebeia pugnax Moure (in litt.) (Apidae, Meliponinae) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Biologia

Print version ISSN 0034-7108

Abstract

SANTOS, J. E. et al. O valor dos serviços dos ecossistemas e do capital natural da Estação Ecológica de Jataí. Rev. Bras. Biol. [online]. 2001, vol.61, n.2, pp. 171-190. ISSN 0034-7108.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71082001000200002.

A capacidade de um determinado ecossistema natural proporcionar bens e serviços que satisfaçam as necessidades humanas depende de suas características ambientais (processos e componentes naturais). Foi descrita a disponibilidade desses bens e serviços (funções ambientais), controlados e mantidos pelos processos ecológicos operantes na Estação Ecológica de Jataí (Luiz Antônio, SP). As funções ambientais identificadas foram agrupadas em quatro categorias. Foi determinado o valor sócio-econômico das funções ambientais, em termos quali e quantitativos, quando possível, na perspectiva de integrar os valores ambientais nos processos de planejamento e tomada de decisão. O retorno sócio-econômico anual para as funções ambientais identificadas da Estação Ecológica de Jataí é de aproximadamente US$ 708,83/ha/ano. Em comparação com estimativas realizadas para outros ecossistemas naturais, esse valor é bastante moderado. A Estação Ecológica de Jataí demonstra ser pouco protegida, com sua manutenção comprometida por atividades humanas (agricultura) e muitos planos de desenvolvimento. Embora o mercado econômico não reconheça o valor monetário da maioria das funções ambientais, essas estimativas não revelam a grandeza da importância sócio-econômica da Estação Ecológica de Jataí. Um interesse maior com esses valores pode proporcionar um incentivo importante para sua preservação e uso sustentado.

Keywords : serviços dos ecossistemas; funções ambientais; capital natural; área de conservação natural.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English