SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue2The value of the Ecological Station of Jataí's ecosystem services and natural capitalDiel changes in food and feeding activity of sciaenid fishes from the South-western Atlantic, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Biologia

Print version ISSN 0034-7108

Abstract

HILARIO, S. D.; IMPERATRIZ-FONSECA, V. L.  and  KLEINERT, A. de M. P.. Respostas de forrageiras de Plebeia pugnax Moure (in litt.) aos fatores climáticos (Apidae, Meliponinae). Rev. Bras. Biol. [online]. 2001, vol.61, n.2, pp. 191-196. ISSN 0034-7108.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71082001000200003.

A atividade de vôo de Plebeia pugnax Moure (in litt.) foi estudada em seis colônias provenientes de Cunha, SP, de julho a outubro de 1994. Todas as abelhas que entraram e saíram da colméia foram contadas e o material que elas carregaram foram identificados. Foram realizadas 600 observações de 5 minutos cada, das 8 às 18 h, duas vezes por semana. Os dados foram analisados em relação à temperatura, umidade relativa, intensidade luminosa e hora do dia. A atividade de vôo das forrageiras foi relativamente constante em uma ampla variação de temperatura, entre 22°C e 34°C. A temperatura mínima para início da atividade de vôo foi de 14°C. A atividade de vôo efetiva (em que forrageiras de todas as colônias saíram das colônias) ocorreu à temperatura de 15°C. Estas abelhas também voaram em uma ampla faixa de umidade relativa, de 30% a 100%, diminuindo paulatinamente acima de 50%. A atividade de vôo aumentou ao mesmo tempo em que a intensidade luminosa elevou-se e esta também aumentou com o passar das horas, alcançando um pico ao redor do meio-dia e decrescendo gradualmente depois. Foi coletado pólen ao longo de todo o dia, enquanto a coleta de resina foi relativamente constante e o transporte de detritos foi ligeiramente superior depois das 10 h. De todas as espécies de Plebeia conhecidas, esta voou na temperatura mais baixa já registrada para esse gênero.

Keywords : atividade de vôo; meliponíneos; fatores climáticos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English