SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue2Biodiversity assessment of benthic macroinvertebrates in altitudinal lotic ecosystems of Serra do Cipó (MG, Brazil)Habitat diversity and benthic functional trophic groups at Serra do Cipó, Southeast Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Biologia

Print version ISSN 0034-7108

Abstract

BAPTISTA, D. F.; BUSS, D. F.; DORVILLE, L. F. M.  and  NESSIMIAN, J. L.. Diversidade e preferência de insetos aquáticos por habitats no gradiente longitudinal na bacia do Rio Macaé, RJ, Brasil. Rev. Bras. Biol. [online]. 2001, vol.61, n.2, pp. 249-258. ISSN 0034-7108.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71082001000200007.

A diversidade e a preferência de insetos aquáticos por habitats foram estudadas no gradiente longitudinal da bacia do Rio Macaé no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Foram selecionados trechos de rio correspondentes a 1ª, 2ª, 4ª, 5ª e 6ª ordens. Foram amostrados três períodos, abril, julho e outubro, representando o final da estação chuvosa, a estação seca e o começo da outra estação chuvosa, respectivamente. Um total de 46.431 espécimes de insetos aquáticos foram obtidos. Em cada mês, quatro amostras foram coletadas utilizando um amostrador do tipo Surber para cada substrato: areia, folhas depositadas em áreas de remanso, folhas em áreas de corredeiras e pedras. O padrão geral observado quanto às medidas de diversidade, considerando o número de gêneros ou famílias, indicou que todas as ordens de insetos aquáticos apresentaram seus maiores valores no trecho de 2ª ordem, exceto para Ephemeroptera, que foi registrado em 4ª ordem. No entanto, quando considerou-se uma menor resolução taxonômica (morfo-espécies), o pico de diversidade ocorreu em 4ª ordem. A maior riqueza e abundância ocorreram durante o período de seca. Quanto à preferência por habitat, os folhiços de fundo e de correnteza, em particular, foram os que apresentaram os maiores valores de riqueza.

Keywords : diversidade; insetos aquáticos; gradiente longitudinal; rio tropical; Brasil.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English