SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue2Microbial respiration and chemical composition of different sediment fractions in waterbodies of the upper Paraná River floodplain, BrazilSpatial and temporal organization of aquatic insects assemblages in the longitudinal gradient of a tropical river author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Biologia

Print version ISSN 0034-7108

Abstract

HATANO, F. H. et al. Ecologia termal e padrões de atividade da comunidade de lagartos da restinga de Jurubatiba, Macaé, RJ. Rev. Bras. Biol. [online]. 2001, vol.61, n.2, pp. 287-294. ISSN 0034-7108.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71082001000200011.

Foram analizados a ecologia termal e os padrões de atividade da comunidade de lagartos da restinga de Jurubatiba, Rio de Janeiro, Brasil. A espécie com atividade mais extensa foi Tropidurus torquatus, um forrageador "senta-e-espera", enquanto o forrageador ativo Cnemidophorus littoralis teve a atividade mais restrita. O geconídeo noturno Hemidactylus mabouia foi encontrado ativo durante o dia apenas no início da manhã e no final da tarde, quando as temperaturas ambientais estão baixas. A temperatura corpórea foi mais alta para Cnemidophorus littoralis e mais baixa para as duas espécies de Mabuya. Os padrões aqui encontrados são discutidos e comparados com os de espécies congenéricas em outros habitats no Brasil.

Keywords : ecologia termal; comunidade de lagartos; padrões de atividade; restinga.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English