SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue2Influence of the pineal gland on the physiology, morphometry and morphology of pancreatic islets in rats author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Biologia

Print version ISSN 0034-7108

Abstract

VARA, D. C. da; LEAL-ZANCHET, A. M.  and  LIZARDO-DAUDT, H. M.. Técnicas de processamento histológico para estudos do desenvolvimento embrionário de Dugesiidae (Platyhelminthes, Tricladida, Paludicola). Rev. Bras. Biol. [online]. 2001, vol.61, n.2, pp. 341-345. ISSN 0034-7108.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71082001000200019.

Este trabalho teve por objetivo adequar técnicas ao processamento histológico de casulos de Dugesiidae para a realização de estudos do desenvolvimento embrionário. Os casulos foram fixados em formol 10%, SUSA, Bouin ou paraformaldeído/glutaraldeído, e, subseqüentemente, incluídos em paraplasto ou glicol-metacrilato (Historesin). A inclusão em paraplasto forneceu resultados razoáveis apenas após fixação por tempo prolongado e utilização de técnicas de amolecimento por soluções ácidas ou perfuração do casulo. Utilizando-se fixação em SUSA ou Bouin e inclusão em Historesin, foram obtidos bons resultados para análise ao microscópio óptico. Porém, a fixação com paraformaldeído/glutaraldeído e a inclusão em Historesin resultaram, sob todos os aspectos, em uma melhor preservação dos tecidos, além de dispensar o uso de técnicas demoradas de fixação e amolecimento. Assim, sugere-se a utilização dessa técnica para estudos ao microscópio óptico do desenvolvimento embrionário de Dugesiidae.

Keywords : desenvolvimento embrionário; técnicas; glicol-metacrilato; Tricladida.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English