SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número3In search of a canonical history of macroeconomics in the interwar period: Haberler's Prosperity and Depression revisited índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Economia

versão impressa ISSN 0034-7140

Resumo

LIMA, Gilberto Tadeu. Capital controversy in the birth of macrotheory: the Keynes-Hayek exchange in retrospect. Rev. Bras. Econ. [online]. 2000, vol.54, n.3, pp. 261-301. ISSN 0034-7140.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71402000000300002.

Um exame histórico minucioso demonstra que várias das questões que atualmente ocupam os macroeconomistas emergiram no debate travado por Keynes e Hayek no início dos anos 1930. Este artigo, entretanto, focaliza somente algumas questões associadas à teoria do capital que emergiram naquele debate. Seu objetivo é avaliar em que medida certas conclusões tiradas por Keynes no Tratado da Moeda foram minadas pelas críticas de Hayek baseadas na teoria do capital. O artigo sustenta que uma fonte importante de discordância entre Keynes e Hayek diz respeito ao papel desempenhado por fatores monetários no processo através do qual eventuais desequilíbrios entre investimento e poupança acarretam mudanças no nível de preços. Enquanto Keynes argumentava que tais desequilíbrios podem ocasionar mudanças no nível de preços mesmo quando o volume de moeda em circulação permanece constante, Hayek acreditava que as mudanças no nível de preços geradas por esses eventuais desequilíbrios seriam necessariamente acompanhadas por variações proporcionais no montante de moeda em circulação.

Palavras-chave : investment; saving; monetary circulation; capital; price level.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês