SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue3Avaliação da eficiência técnica nos serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Economia

Print version ISSN 0034-7140On-line version ISSN 1806-9134

Abstract

ALDRIGHI, Dante Mendes. The mechanisms of corporate governance in the United States: an assessment. Rev. Bras. Econ. [online]. 2003, vol.57, n.3, pp.469-514. ISSN 0034-7140.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71402003000300001.

Este artigo tem como objetivo avaliar os mecanismos de governança das empresas nos Estados Unidos. A seção 1 focaliza as razões da ainda relativa escassez de detentores de grandes blocos de ações nas empresas norte-americanas de capital aberto. A análise prossegue concentrando-se no exame da eficácia de cada um dos supostos esteios do sistema de governança corporativa naquele país. Argumenta-se que a literatura disponível permite identificar as seguintes características nesse sistema: 1) o sistema regulatório-legal restringe, de fato, o potencial para a expropriação de acionistas minoritários, ainda que ao custo de inibir o ativismo de investidores institucionais; 2) os conselhos de administração, como regra, não cumprem seu papel de efetivamente monitorar os executivos, embora mais recentemente possam ser identificados casos em grandes corporações em que tenham sido mais pró-ativos; 3) o mercado de controle das empresas esbarra em vários tipos de dificuldades (desde empecilhos legais a custos de transação elevados e problemas de free-rider), suficientes para limitar sua capacidade de coibir ineficiências e rent-seeking dos executivos; 4) a competição nos mercados de produto e de capital pode coexistir por um longo tempo com expropriação dos acionistas e gestão inadequada.

Keywords : corporate governance; United States; board of directors; proxy contests; hostile takeovers; the market for corporate control; tender offers; incomplete contracts.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License