SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número1Principais características do consumo de duráveis no Brasil e testes de separabilidade entre duráveis e não-duráveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Economia

versão impressa ISSN 0034-7140versão On-line ISSN 1806-9134

Resumo

FERNANDES, Marcelo  e  TORO, Juan. O mecanismo de transmissão monetária na economia brasileira pós-Plano Real. Rev. Bras. Econ. [online]. 2005, vol.59, n.1, pp.5-32. ISSN 1806-9134.  https://doi.org/10.1590/S0034-71402005000100001.

Este trabalho estima o mecanismo de transmissão monetária da economia brasileira pós-Plano Real via um modelo VAR cointegrado para o estoque real de moeda, renda real agregada, inflação, e taxas de juros de curto e longo prazo. Para dar uma conotação estrutural ao sistema dinâmico estimado, identificamos os vetores de cointegração a partir de relações econômicas de equilíbrio. Os resultados empíricos evidenciam que o estoque real de moeda é uma tendência estocástica comum do sistema e que existem três relações de longo prazo. A primeira corresponde a uma curva IS estabelecendo uma relação negativa entre o hiato do produto real e a taxa de juros real. O segundo vetor de cointegração determina o nível de reservas em função da velocidade da moeda, da inflação e das taxas de juros de curto e longo prazo. A terceira relação identifica a regra de reação monetária do Banco Central para fixar a taxa de juros SELIC. Finalmente, a dinâmica de curto prazo implícita na representação VECM e a análise de impulso-resposta ilustram a boa aderência do modelo.

Palavras-chave : análise de cointegração; curva IS; determinação de reservas; política monetária; regra de reação do Banco Central.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons