SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue3Um modelo evolucionário de busca tecnológica em condições de hipercumulatividadeManaging public debt, money supply and foreign assets: some indeterminacy results author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Economia

Print version ISSN 0034-7140

Abstract

CAMARGO, José Márcio  and  REIS, Maurício Cortez. Desemprego: o custo da desinformação. Rev. Bras. Econ. [online]. 2005, vol.59, n.3, pp. 381-425. ISSN 0034-7140.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71402005000300003.

A relação entre qualificação e taxa de desemprego no Brasil tem o formato de U-invertido e a taxa de desemprego dos jovens é 2,5 vezes maior do que dos demais trabalhadores. O argumento proposto nesse artigo para explicar esses dois fatos é que os níveis mais elevados de desemprego entre semi-qualificados e jovens decorrem de um problema de assimetria de informação no mercado de trabalho. A assimetria de informação deve ser maior para os semi-qualificados porque, além desse grupo ser muito heterogêneo, os empregadores têm mais dificuldade para inferir sobre a produtividade desses trabalhadores com base nas informações sobre escolaridade. A assimetria de informação também deve ser maior para os jovens, pois uma parte das características produtivas do trabalhador costuma ser revelada com a experiência no mercado de trabalho. Supondo que a assimetria de informação seja refletida em rendimentos mais homogêneos, as evidências empíricas são consistentes com o argumento proposto no artigo. Os empregadores parecem possuir menos informações sobre as características produtivas de trabalhadores mais jovens e semi-qualificados, e maiores assimetrias de informação estão associadas a taxas de desemprego mais elevadas.

Keywords : assimetria de informação; desemprego; qualificação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese