SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue1Conhecimento imperfeito, custo de otimização e racionalidade limitada: uma dinâmica evolucionária de ajustamento nominal incompletoA note on purchasing power parity and the choice of price index author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Economia

Print version ISSN 0034-7140

Abstract

SOUSA, Maria da Conceição Sampaio de; TANNURI-PIANTO, Maria Eduarda  and  SANTOS, Carlos Antônio Silva dos. Imposto de importação e evasão fiscal: uma investigação do caso brasileiro. Rev. Bras. Econ. [online]. 2008, vol.62, n.1, pp. 77-93. ISSN 0034-7140.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71402008000100004.

Este trabalho mensura o impacto das alíquotas do imposto de importação sobre a evasão fiscal nas importações brasileiras oriundas dos Estados Unidos. Os resultados obtidos permitem concluir que as alíquotas tarifárias influenciam a evasão sob suas diferentes formas: subfaturamento e classificação incorreta de mercadorias. Estes resultados corroboram o modelo básico de evasão proposto por Allingham (1972) e se insere no debate sobre a relação entre a magnitude das alíquotas e o potencial para evasão. Nossos resultados mostram, ainda, a existência de não linearidades na relação entre alíquotas e evasão. Nos vários modelos testados, esse efeito cresce com a magnitude das tarifas, sugerindo que maiores alíquotas aumentam o custo de oportunidade da tributação e geram maiores incentivos para a sonegação. Por fim, com respeito à relação entre o nível de complexidade da estrutura tributária e a evasão, nosso trabalho sugere que uma maior diferenciação entre alíquotas, dificulta a administração tarifária e pode levar a evasão.

Keywords : Evasão Fiscal; Alíquotas Tarifárias; Sistema Tributário.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese