SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número4Testando as hipóteses do modelo de mincer para o BrasilA pesquisa em economia no Brasil: uma avaliação empírica dos conflitos entre quantidade e qualidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Economia

versión impresa ISSN 0034-7140

Resumen

CARVALHO, Antonio Gledson de. The effect of institutional development on the growth of Brazilian firms. Rev. Bras. Econ. [online]. 2008, vol.62, n.4, pp. 451-456. ISSN 0034-7140.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71402008000400004.

Este artigo foca nos determinantes da taxa de crescimento das firmas no Brasil. Em particular, investigamos as características individuais das empresas que determinam o seu crescimento, como o desenvolvimento institucional afeta a performance da firma e como o desenvolvimento institucional afeta de maneira diversa pequenas e grandes empresas. Nossos resultados, consistentemente com os modelos de crescimento, indicam que taxas de crescimento decrescem com a idade e tamanho da empresa. Conforme o esperado, empresas que pertencem a um grupo econômico, exportam ou mantêm operações no exterior crescem mais rapidamente. Crescimento é negativamente correlacionado com lucratividade. Observamos também que fraco desenvolvimento institucional, mensurado em termos de corrupção e ineficiência do sistema judiciário e baixo desenvolvimento financeiro, tem impacto negativo sobre o crescimento das empresas. O impacto negativo da corrupção e ineficiência do sistema judiciário é mais acentuado em firmas menores. As grandes empresas são as que mais se beneficiam do desenvolvimento financeiro. No geral, nossos resultados indicam que o desenvolvimento institucional pode ser um mecanismo importante para a promoção do crescimento. Além do mais, o baixo desenvolvimento institucional tem o efeito perverso de promover a concentração.

Palabras llave : Institutional Development; Firm's Growth; Corruption; Inefficiency of the Judicial System.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés