SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número4Modalidades e hierarquias do crédito na cafeicultura paulista (1889-1930) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Economia

versão impressa ISSN 0034-7140

Resumo

ROCHA, Roberta de Moraes; SILVA, Marcelo Eduardo Alves da  e  GOMES, Sónia Maria Fonseca Pereira Oliveira. Por que os estados brasileiros têm reações assimétricas a choques na política monetária?. Rev. Bras. Econ. [online]. 2011, vol.65, n.4, pp. 413-441. ISSN 0034-7140.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71402011000400006.

A primeira parte deste artigo examina se a política monetária apresenta impactos diferenciados sobre diferentes estados brasileiros. Uma análise das funções de resposta a impulso, extraídas de modelos vetoriais auto-regressivos estruturais (SVAR) estimados para diversos estados brasileiros, aponta para assimetrias nas respostas dos produtos estaduais a choques monetários. A segunda parte investiga quais características estaduais poderiam explicar tais assimetrias com base em um modelo de regressão. A evidência sugere que a intensidade da resposta do produto estadual é relacionada diretamente as variáveis de composição industrial, grau de abertura e ao volume de crédito, as quais dão suporte aos canais de transmissão da taxa de juros e de crédito da política monetária. Os resultados ainda oferecem algum suporte às teorias do canal demográfico e do mercado de trabalho (socioeconômico). Diante dessas evidências, recomenda-se cautela na condução da política monetária no Brasil, uma vez que a implementação de políticas que ignorem a diversidade econômica e social do país podem ter efeitos não desejáveis, podendo aprofundar ainda mais as disparidades regionais do país.

Palavras-chave : Choques Monetários; Canais de Transmissão; Vetor Auto-Regressivo Estrutural (SVAR).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português