SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 issue1Práticas restritivas, barreiras à entrada e concorrência no mercado brasileiro de exibição cinematográficaUniversidade pública deve ser grátis para quem pode pagar? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Economia

Print version ISSN 0034-7140

Abstract

UHR, Daniel de Abreu Pereira; UHR, Júlia Gallego Ziero  and  MUELLER, Bernardo Pinheiro Machado. Como as ONGs ambientais influenciam a política ambiental brasileira?. Rev. Bras. Econ. [online]. 2012, vol.66, n.1, pp. 79-98. ISSN 0034-7140.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71402012000100004.

Examinamos como as ONGs ambientais, mesmo com recursos escassos (votos e contribuições financeiras), conseguem influenciar de forma efetiva a política ambiental no Brasil. A inovação do trabalho consiste em utilizar a abordagem de agência comum e suas aplicações em economia política para modelar a ação ambientalista no Brasil. O principal resultado teórico é que as ONGs ambientais afetam a política ambiental através da informação, revelando aos eleitores informações a respeito da ação do governo. Os principais resultados empíricos são a mensuração do impacto dos produtores rurais, das ONGs ambientais e da mídia sobre a política ambiental no Brasil.

Keywords : Meio Ambiente; ONGs Ambientais; Política Ambiental; Agência Comum; Múltiplos Principais; Múltiplas Tarefas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese