SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 issue1Práticas restritivas, barreiras à entrada e concorrência no mercado brasileiro de exibição cinematográficaUniversidade pública deve ser grátis para quem pode pagar? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista Brasileira de Economia

Print version ISSN 0034-7140

Abstract

UHR, Daniel de Abreu Pereira; UHR, Júlia Gallego Ziero  and  MUELLER, Bernardo Pinheiro Machado. Como as ONGs ambientais influenciam a política ambiental brasileira?. Rev. Bras. Econ. [online]. 2012, vol.66, n.1, pp. 79-98. ISSN 0034-7140.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71402012000100004.

Examinamos como as ONGs ambientais, mesmo com recursos escassos (votos e contribuições financeiras), conseguem influenciar de forma efetiva a política ambiental no Brasil. A inovação do trabalho consiste em utilizar a abordagem de agência comum e suas aplicações em economia política para modelar a ação ambientalista no Brasil. O principal resultado teórico é que as ONGs ambientais afetam a política ambiental através da informação, revelando aos eleitores informações a respeito da ação do governo. Os principais resultados empíricos são a mensuração do impacto dos produtores rurais, das ONGs ambientais e da mídia sobre a política ambiental no Brasil.

Keywords : Meio Ambiente; ONGs Ambientais; Política Ambiental; Agência Comum; Múltiplos Principais; Múltiplas Tarefas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese