SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 issue2Economic expansion and increase in labout market formality: a poaching approachImpactos de longo prazo de reformas fiscais sobre a economia brasileira author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Economia

Print version ISSN 0034-7140

Abstract

MALDONADO, Wilfredo L.; MARQUES, Isabel M.  and  SILVA FILHO, Osvaldo C. da. A dynamic model of education level choice: application to Brazilian states. Rev. Bras. Econ. [online]. 2012, vol.66, n.2, pp. 225-245. ISSN 0034-7140.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71402012000200005.

Utilizando a curva de distribuição de salários por nível de educação dos Estados Brasileiros, definimos um problema de programação dinâmica para determinar o nível de educação ótimo que os pais escolhem para os seus descendentes. Como proxy para o custo de oportunidade da educação utilizamos os gastos públicos em educação. Os resultados mostram que trabalhadores com nível de escolaridade baixo devem recorrer a escolas públicas para proporcionar educação aos seus filhos. Por outro lado, para trabalhadores com alto nível de escolaridade (os quais recebem maiores salários) encontramos a existência de vários estados estacionários, alguns deles estáveis e outros inestáveis. Os resultados apontam a concentração de educação em alguns níveis específicos e a existência da armadilha da pobreza, onde trabalhadores com baixa escolaridade somente conseguem oferecer baixa escolaridade aos seus filhos e portanto perpetuando um nível baixo de salários para a unidade familiar. O exercício realizado pode ser útil para subsidiar a definição de políticas públicas de educação.

Keywords : Education Level Choice; Non-Concave Dynamic Programming; Multiplicity of Equilibria.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English