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Determinantes do lance vencedor em leilões de petróleo e gás: avaliando o caso brasileiro

Este artigo usa a metodologia de Rezende (2008) parainvestigar os determinantes do lance vencedor em leilões de bloco de petróleo e gás no Brasil. Há indicação de que os efeitos da "maldição do vencedor"de fato se manifestam nas estratégias adotadas pelas empresas nesses leilões. Também são encontradas evidências de que a presença da Petrobras tem efeito positivo no valor dos lances ofertados. Além disso, consórcios entre empresas aparentemente não têm motivaçã o anticompetitiva. Por fim, não há indícios da existência de sinergias entre os blocos. Desse modo, embora haja espaço para melhora no desenho das licitações promovidas no Brasil, o desempenho dos leilões selados de primeiro preço (sem a possibilidade de lances por pacotes de blocos) não tende a ser muito inferior às alternativas possíveis.

Leilões de Petróleo e Gás; Econometria de Leilões; Assimetria de Informação


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