SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 issue4Especialização Setorial do Comércio Internacional Condiciona o Impacto da Abertura Comercial Sobre a Renda? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Economia

Print version ISSN 0034-7140

Abstract

BARDELLA, Felipe P.  and  SOTOMAYOR, Marilda. Redesenho e Análise do Mercado de Admissão aos Centros de Pós-Graduação em Economia no Brasil à Luz da Teoria dos Jogos: Um Experimento Natural em Desenho de Mercados. Rev. Bras. Econ. [online]. 2014, vol.68, n.4, pp.425-455. ISSN 0034-7140.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71402014000400001.

A ANPEC é uma associação de Centros de pós-graduação em Economia que realiza anualmente um exame para classificar os candidatos à admissão nesses Centros. Essa classificação é usada pelas Instituições na elaboração de suas preferências sobre os candidatos. No procedimento de admissão atual, uma forma de ação descoordenada é usada para alocar os candidatos aos Centros. Descrevemos a história da organização desse mercado ao longo dos últimos 30 anos. Analisamos o mercado descentralizado e explicamos as razões do insucesso do mecanismo centralizado de 1997. Observações empíricas são fundamentadas pela teoria existente e por novos resultados teóricos apresentados. Um novo desenho para esse mercado visando corrigir as falhas apresentadas no modelo atual é proposto.

Keywords : Matching; Alocação; Estabilidade; Manipulabilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )