SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 issue4Redesenho e Análise do Mercado de Admissão aos Centros de Pós-Graduação em Economia no Brasil à Luz da Teoria dos Jogos: Um Experimento Natural em Desenho de MercadosUma Análise para o Efeito-Fronteira no Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Economia

Print version ISSN 0034-7140

Abstract

FALEIROS, João Paulo Martin  and  ALVES, Denisard Cneio de Oliveira. Especialização Setorial do Comércio Internacional Condiciona o Impacto da Abertura Comercial Sobre a Renda?. Rev. Bras. Econ. [online]. 2014, vol.68, n.4, pp.457-480. ISSN 0034-7140.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71402014000400002.

Este artigo avalia se o grau de especialização das exportações e importações em commodities cria possível não linearidade entre abertura comercial e renda per capita. Em outras palavras se a composição da pauta de exportação e importação pode alterar a eficiência que a abertura comercial possui em explicar o diferencial de renda entre nações. Para isso, aplica-se o modelo de painel com transição suave para 110 países, seguindo o mesmo procedimento de Frankel e Romer (1999), evitando assim problemas de endogeneidade. Os resultados empíricos indicam que a especialização das exportações em commodities pode fazer com que a abertura comercial seja menos eficaz em elevar a renda quando comparada a países que possuem pauta de exportações com vantagens comparativas em manufaturados. Por outro lado, esta situação de menor eficácia associada à especialização em commodities deixa de ser válida, caso a pauta de importações esteja fortemente especializada no setor de manufaturados, que inclui bens intermediários e de capital.

Keywords : Abertura Comercial; Renda per capita; Não Linearidade; Epecialização Setorial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )