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Impacto Sobre o Desempenho Escolar do Pagamento de Bônus aos Docentes do Ensino Fundamental do Estado de São Paulo* * Os autores agradecem aos comentários dos pareceristas anônimos, bem como os de Lígia Vasconcellos, Priscila Albuquerque, Miguel Foguel, Claúdio Ferraz, Rafael Camelo, Cristine Xavier Pinto e Elaine Toldo Pazello. Endereço para correspondência: Luiz Guilherme Scorzafave. FEA. Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto-SP. CEP 14040-905.

Políticas de bonificação têm se popularizado como mecanismo de indução de melhoria da qualidade da educação. Dada a escassa evidência dessas políticas para o Brasil, este artigo avalia o efeito do programa de bonificação de professores do estado de São Paulo sobre o desempenho escolar dos alunos utilizando os métodos de Propensity Score Matching e Diferenças em Diferenças. Foram encontrados efeitos positivos e significativos para Matemática (0,42 desvios-padrão) e Português (0,14 desvios-padrão) para o quinto ano do ensino fundamental entre 2007 e 2009, mas em 2011 há uma diminuição expressiva desse efeito positivo. Para o nono ano, não foram encontrados efeitos e, para algumas especificações e grupos de controle utilizados, houve impacto negativo sobre a proficiência em 2009 e 2011. Os resultados foram robustos a diferentes grupos de controle.

Palavras-chave:
Educação; Bônus; Accountability; Salário; Pagamento a Professores


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