SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue3Regiões e Especialização na Agricultura Cafeeira: São Paulo no Início do Século XXTesting the Optimality of Consumption Decisions of the Representative Household: Evidence from Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Economia

Print version ISSN 0034-7140On-line version ISSN 1806-9134

Abstract

GRIEBELER, Marcelo de Carvalho. The Naive Central Banker. Rev. Bras. Econ. [online]. 2015, vol.69, n.3, pp.355-372. ISSN 0034-7140.  http://dx.doi.org/10.5935/0034-7140.20150016.

Existe, em alguns países, uma tendência de atribuir outras funções ao banco central além da estabilização de preços. A função mais sugerida a ser incorporada nas obrigações da autoridade monetária é a perseguição do crescimento econômico ou do pleno emprego. Neste artigo caracterizamos o comportamento e analisamos a política monetária ótima do chamado banqueiro central ingênuo. Descrevemos o comportamento ingênuo como aquele que enfrenta o trade-off inflação-desemprego, mas tenta minimizar ambas variáveis simultaneamente. Nossos resultados, tanto sob discrição quanto sob commitment, indicam que o banqueiro central ingênuo gera inflação esperada e variância inflacionária menores do que o comportamento de referência, sempre que a economia apresentar rigidez suficiente. Entretanto, o grau de conservadorismo também afeta este resultado, tal que quanto menos conservador for o banqueiro ingênuo, mais rigidez é necessária.

Keywords : Naive Central Banker; Inflationary Bias; Monetary Policy.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )