SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número1Dissaving of the Past via Reverse MortgagesDeterminantes do Risco de Crédito Rural no Brasil: Uma Crítica às Renegociações da Dívida Rural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Economia

versão impressa ISSN 0034-7140versão On-line ISSN 1806-9134

Resumo

GRIEBELER, Marcelo de C.. Crime and Punishment in Classroom: a Game-Theoretic Approach for Student Cheating. Rev. Bras. Econ. [online]. 2017, vol.71, n.1, pp.43-65. ISSN 0034-7140.  https://doi.org/10.5935/0034-7140.20170003.

Apresentamos os microfundamentos da "cola" em sala de aula através de um jogo estático de informação completa. Nossa estrutura é composta por dois alunos, os quais devem escolher se colam ou não, e um professor, o qual deve decidir o quanto de esforço empregará para tentar detectar alunos desonestos. Nossos resultados corroboram com os determinantes de cola encontrados pela literatura empírica, principalmente aqueles relacionados com a severidade da punição. Também é enfatizado a importância de professores serem bem motivados (com baixa desutilidade do esforço) e preocupados com justiça em sala de aula. As várias extensões do modelo base reforçam a importância da análise custo-benefício para entender comportamento desonesto em sala de aula. Por fim, ao relaxar a hipótese de informação completa, discutimos o papel da incerteza dos alunos sobre o tipo do professor, e como professores pouco esforçados podem enviar sinais para criar incentivos ao comportamento honesto.

Palavras-chave : Student Cheating; Game Theory; Academic Dishonesty.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )