SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número1Determinantes do Risco de Crédito Rural no Brasil: Uma Crítica às Renegociações da Dívida RuralSpread Bancário e Enforcement Contratual: Hipótese de Causalidade Reversa e Evidência Empírica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Economia

versão impressa ISSN 0034-7140versão On-line ISSN 1806-9134

Resumo

MELLO, Marcelo de Albuquerque e  e  RODRIGUES, André de Souza. Development Accounting, the Elasticity of Substitution, and Non-neutral Technological Change. Rev. Bras. Econ. [online]. 2017, vol.71, n.1, pp.93-109. ISSN 0034-7140.  https://doi.org/10.5935/0034-7140.20170005.

Nós aplicamos as técnicas de contabilidade do desenvolvimento em um amplo painel de países no período 1970-2014. Entretanto, nós desviamos da tradicional hipótese da Cobb-Douglas com progresso tecnológico Hicks-neutro, e assumimos uma tecnologia CES, que permite elasticidade de substituição constante, porém diferente da unidade, e progresso tecnológico não-neutro. Para diferentes valores da elasticidade de substituição, e diferentes representações do progresso tecnológico, nossas estimativas sugerem que a variação no PIB por trabalhador entre países que pode ser explicada pela variação nos fatores de produção é decrescente ao longo do tempo até a metade dos anos 2000s, quando essa tendência é revertida. Adicionalmente, nossas estimativas sugerem que no período recente diferenças na tecnologia entre os países explicam cerca de 80% da variação do PIB per capita entre os países.

Palavras-chave : Development Accounting; Elasticity of Substitution; Non-Neutral Technological Change; CES Technology.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )