Afonso (2005)Afonso, A. (2005). Fiscal sustainability: unpleasant European case. FinanzArchiv, 61:19-44.
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1968-1997 (EU-15) |
Testes raiz unitária Cointegração |
Dados anuais |
Testes indicaram ausência de sustentabilidade com exceção da Alemanha, Áustria e Holanda. |
Arghyrou e Luintel (2007)Arghyrou, M. G. & Luintel, K. B. (2007). Government solvency: revisiting some EMU countries. Journal of Macroeconomics, 29(2):387-410.
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1970:1-1998:3 (Grécia) 1962:2-1997:4 (Itália) 1957:1-1998:4 (Irlanda) |
Testes raiz unitária e Cointegração com e sem quebra estrutural |
Dados trimestrais |
Testes indicaram sustentabilidade da política fis-cal para diferentes horizontes do tempo e os desequilíbrios fiscais se ajuntam de forma não linear. |
Bajo-Rubio et alii (2010)Bajo-Rubio, O., Díaz-Roldán, C., & Esteve, V. (2010). On the sustainability of government deficits: some long-term evidence for Spain, 1850-2000. Journal of Applied Economics, 13(2):263-281.
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1850-2000 (Espanha) |
Teste raiz unitária Cointegração |
Dados anuais |
Déficit fiscal tem sido fortemente sustentável no longo prazo. Não há evidência de significativas quebras estrutural ao longo do período. A susten-tabilidade fiscal foi mantida pelo comportamento não linear do governo que agia quando o déficit excedia a 4,5% do PIB. |
Claeys (2007)Claeys, P. (2007). Sustainability of EU fiscal policies: A panel test. Journal of Economic Integration, pages 112-127.
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1970-2001 (EU-15 sem Luxemburgo) |
Testes raiz unitária e Cointegração |
Dados anuais |
Testes indicaram sustentabilidade para o pai-nel e sem sustentabilidade para alguns países individuais. |
Garcia e Rigobon (2004)Garcia, M. & Rigobon, R. (2004). A risk management approach to emerging market's sovereign debt sustainability with an application to Brazilian data. Technical report, National Bureau of Economic Research.
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1994-2003 (Brasil) |
VAR e Simulação Monte Carlos |
Dados mensais |
O déficit público poderia ser considerável susten-tável na ausência de risco. Contudo ele apresenta uma trajetória é claramente insustentável. A di-nâmica da dívida está proximamente relacionada com spread do EMBI+ Brasil. |
Greiner et alii (2006)Greiner, A., Koeller, U., & Semmler, W. (2006). Testing the sustainability of German fiscal policy: evidence for the period 1960-2003. Empirica, 33(2):127-140.
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1964-2001 (Alemanha) |
Semi-paramétrico |
Dados trimestrais |
Dívida pública é sustentável. A sustentabilidade da política fiscal está na dependência de como o governo reage ao aumento da razão dívida/PIB no futuro. |
Hatemi-J e Zanella (2013)Hatemi-J, A. & Zanella, F. (2013). Testing for the government's intertemporal budget restriction in Brazil during 1823-1889. Applied Economics, 45(12):1533-1540.
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1823-1889 (Brasil) |
Testes de Cointegração com quebra estrutural desconhecida |
Dados anuais |
As despesas e receitas do governo são cointegra-das. Levando-se em conta as duas quebras es-truturais desconhecidas o governo foi solvente no longo prazo particularmente no período imperial. |
Legrenzi e Milas (2012)Legrenzi, G. & Milas, C. (2012). Nonlinearities and the sustainability of the government's intertemporal budget constraint. Economic Inquiry, 50(4):988-999.
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1960-2009 (Itália) |
Modelo não linear com correção de erro |
Dados mensais |
Testes indicaram um ajustamento não linear mas sustentável no longo prazo. |
Luporini (2012)Luporini, V. (2012). Sustainability of Brazilian fiscal policy, once again: corrective policy response over time. XL Encontro Nacional de Economia, ANPEC, Porto de Galinhas, Pernambuco.
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1991-2011 (Brasil) |
Testes raiz unitária e Cointegração |
Dados mensais |
O parâmetro da reação fiscal e a taxa crescimento da relação dívida/PIB indicam que a estabilidade dessa relação é altamente dependente da taxa de crescimento da economia dada a meta do governo com o superávit primário. |
Nikolov et alii (2010)Nikolov, I. A., Green, C. J., & Vasilev, D. (2010). Fiscal Sustainability Convergence: how the crisis caught 'old' Europe Unprepared.
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1990-2008 (EU-14) |
Cointegração |
Dados anuais |
Testes indicaram ausência sustentabilidade da política fiscal. |
Simonassi et alii (2014)Simonassi, A. G. , Arraes, R. A., & de Sena, A. M. C. (2014). Fiscal reaction under endogenous structural changes in Brazil. Economia, 15(1):68-81.
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1991-2008 (Brasil) |
Cointegração |
Dados mensais |
Testes indicaram quebras estruturais em maio de 1994 e em fevereiro de 2003. A solvência da si-tuação fiscal somente ocorre a partir de maio de 1994. |
Trachanas e Katrakilidis (2013)Trachanas, E. & Katrakilidis, C. (2013). Fiscal deficits under financial pressure and insolvency: Evidence for Italy, Greece and Spain. Journal of Policy Modeling, 35(5):730-749.
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1970-2010 (Espanha, Grécia e Itália) |
Cointegração com quebra e com efeito linear não linear |
Dados anuais |
Testes indicaram sustentabilidade fiscal fraca no longo prazo para os três países. O processo de ajustamento orçamentário é assimétrico na Itália e na Espanha. |
Trachanas e Katrakilidis (2014)Trachanas, E. & Katrakilidis, C. (2014). Is the Greek budget deficit sustainable after all? Empirical evidence accounting for regime shifts. Applied Economics, 46(20):2387-2397.
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1960-2011 (Grêcia) |
Raiz unitária e cointegração com quebra e com efeito linear não linear |
Dados anuais |
Testes indicaram a presença de quebra estrutural e o déficit orçamentário grego é intentável. |
Tronzano (2012)Tronzano, M. (2012). Multicointegration and Fiscal Sustainability in India: Evidence from Standard and Regime Shifts Models. Universitá degli Studi di Genova, Facoltà di Economia, Dipartimento di Economia e Metodi Quantitativi.
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1960-2011 (Índia) |
Multicointegração com mudança de regime |
Dados anuais |
Testes rejeita a multicointegração entre a receitas e despesas a política fiscal do governo indiano não sustentável num ambiente estocástico. |
Uctum et alii (2006)Uctum, M., Thurston, T., & Uctum, R. (2006). Public Debt, the Unit Root Hypothesis and Structural Breaks: A Multi-Country Analysis. Economica, 73(289):129-156.
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1970-2002 (G7 e países selecionados da América Latina e da Ásia) |
Teste de raiz unitária |
Dados anuais |
Testes de raiz unitária não capta as ações corre-tivas tomadas pelos governos. Com controle das quebras estruturais altera os resultados de não es-tacionariedade. A função reação do governo com quebra estruturais fornece evidência de os go-vernos de G7 são mais propensos de controlar a dívida do que as demais regiões. |
Westerlund e Prohl (2008)Westerlund, J. & Prohl, S. (2008). Panel Cointegration Tests of the Sustainability Hypothesis in Rich OECD Countries. Applied Economics, pages 1-10.
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(Oito países da OCDE) |
Cointegração com quebra |
Dados trimestrais |
Testes indicaram sustentabilidade da política fiscal. |