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Demanda por Automóveis e as Avaliações de Segurança do Latin NCAP* * Artigo baseado na dissertação de mestrado de Marcelo Marini Domingues intitulada “A influência da informação sobre segurança na demanda por automóveis: o caso do Latin NCAP no Brasil”, defendida em 2016 na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Somos gratos a Dino Lameira (pesquisador da Proteste) e a Alejandro Furas (coordenador do Latin NCAP), que colaboraram com o trabalho. Agradecemos ainda aos professores Rodrigo Menon Simões Moita e Paulo Furquim de Azevedo pelos seus comentários.

Resumo

O presente trabalho procura avaliar a relevância da informação sobre a segurança dos automóveis para os consumidores brasileiros estimando um modelo de demanda logit aninhado controlado pelas notas de zero a cinco estrelas obtidas nos crash tests do Latin NCAP, pesquisa até o momento única no Brasil. Os resultados obtidos mostram que a nota obtida nos crash tests são relevantes para a utilidade média dos consumidores com os carros mais bem avaliados mostrando um nível de utilidade maior em relação aos veículos menos seguros.

Palavras-chave:
NCAP; Logit aninhado; Demanda por automóveis

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