Acessibilidade / Reportar erro

ASPECTO PREVENTIVO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À GESTANTE PORTADORA DE SANGUE RH NEGATIVO* * Tema livre apresentado no XXXI CBEn — Fortaleza CE — 1979.

As autoras analisam os principais aspectos dos recursos preventivos de sensibilização antigênica, dos grupos sanguíneos materno-fetal, já consagrados em obstetrícia.

Enumeram, as razões de ordem imperativa, de serem os mesmos utilizados de modo correto, visto se tratar de uma patologia de conseqüências tão graves, antes incontrolável, por recursos terapêuticos existentes.

Chamam a atenção para os fatores desencadeantes da sensibilização sanguínea materno-fetal.

Salientam os setor pré-natal como o lugar por excelência indicado, para implantação do esquema assistencial de atendimento específico, através do rastreamento, diagnóstico e terapêutica precoces.

Idealizam um sistema de trabalho em equipe de modo, que os cuidados à gestante sensibilizada, decorram da maneira mais conveniente possível, atendendo-se aos aspectos obstétricos e imunotransfusionais, às vezes simultâneos e na maioria dos casos impossíveis de serem dissociados.


Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br