Acessibilidade / Reportar erro

Dimensão holística para o ensino de enfermagem

O estudo tem como tema central a formação do profissional de Enfermagem. Vincula-se este trabalho à Linha de Pesquisa Produção Social do Conhecimento. O objetivo deste estudo foi propor uma abordagem pedagógica valorizada por um paradigma holístico, mediadora das relações entre profissionais e clientes, que se adeque ao ensino pretendido. Foi realizado com professoras e enfermeiras da Faculdade de Enfermagem de Teresópolis, Rio de Janeiro, que atuam tanto no ensino teórico dentro da Faculdade em si, quanto no ensino prático e na assistência no Hospital-Escola da referida instituição. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia utilizada foi a Pesquisa-Ação Existencial segundo René Barbier. A análise e a interpretação dos dados foram realizadas através da Abordagem do Conhecimento Sócio-Poética. Os resultados indicaram que a concepção pedagógica baseada numa dimensão holística ainda não é totalmente percebida pelas profissionais que participaram do estudo, porém, é bem aceita. Ressalte, nesta pesquisa, a importância de uma Educação abrangente, que utilize a dimensão holística na formação do enfermeiro, visto ser a prática desta categoria profissional uma prática humana e social, que ao atender o indivíduo, os grupos e as comunidades em sua totalidade estará contribuindo para o processo de cidadania destes e, conseqüentemente, revertendo o quadro de Exclusão Social que atinge nossa sociedade como um todo e, de forma cada vez mais incisiva, a área da saúde.

Enfermagem; Docência; Holismo; Concepção pedagógica


Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br