SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue1The context of an emergency service: with the word, the user author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

SILVA, Alcione Leiteda da; BALDIN, Sonciarai Martins  and  NASCIMENTO, Keyla Cristiane do. O conhecimento intuitivo no cuidado de enfermagem. Rev. bras. enferm. [online]. 2003, vol.56, n.1, pp.7-11. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672003000100002.

Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório descritivo, que teve por objetivo caracterizar o conhecimento intuitivo no cuidado de enfermagem. Os dados qualitativos foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas com 78 profissionais de enfermagem do sexo feminino. A análise dos dados foi realizada com base no QSR vivo e interpretados através de um referencial teórico construído a partir de estudos da literatura da enfermagem norte-americana. A partir da análise das informações, a intuição emergiu enquanto sentimento, conhecimento e como ambos. Foram identificados três atributos definidores: 1) conhecimento de um fato ou verdade; 2) compreensão imediata do conhecimento; 3) conhecimento independente do processo de raciocínio linear, bem como três tipos de intuição: inferência cognitiva, intuição gestáltica e função pré-cognitiva. Os resultados deste estudo mostram um paralelo com os encontrados na literatura da enfermagem norte-americana.

Keywords : conhecimento; intuição; cuidados de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License