SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue2Underreporting of accidents with cutting and piercing objects in nursingThe use of video recording technique in nursing research on children's health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

VARGAS, Mara Ambrosina de Oliveira  and  MEYER, Dagmar Estermann. A textualização de corpos doentes através de imagens: uma das lições da UTI contemporânea. Rev. bras. enferm. [online]. 2003, vol.56, n.2, pp. 169-174. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672003000200012.

Este artigo é parte de uma dissertação em que se discutiu o que chamamos de 'processo de ciborguização da enfermeira' no contexto da terapia intensiva. Para isso, buscamos apoio na teorização cultural e no trabalho de Donna Haraway e seu entendimento de ciborgue. Escolhemos como corpus de análise alguns manuais e protocolos assistenciais. Utilizamos a abordagem metodológica da análise cultural tal como esta vem sendo desenvolvida pelos Estudos Culturais que se aproximam do Pós-estruturalismo, para descrever e analisar a produção de imagens de corpos doentes e sua decodificação, através de um complexo sistema de monitoramento no qual se conectam, de diferentes modos e com diferentes efeitos, corpos doentes, máquinas e corpos de profissionais da enfermagem. Concluimos que é necessário e pertinente visualizar e problematizar toda essa rede de relações como instâncias de produção e disseminação de sentidos sobre o corpo, a vida e o cuidar em enfermagem.

Keywords : estudos culturais e educação; corpo [máquina]; enfermagem em terapia intensiva; tecnologias em enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese