SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número2Câncer de mama: o pensar e o fazer das mulheresConhecimentos populares e educação em saúde na formação do enfermeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167

Resumo

BRITO, Cleidiane Maria; BEZERRA, Francisca Maria  e  NERY, Inez Sampaio. Conhecimento e prática do auto-exame de mamas por enfermeiras. Rev. bras. enferm. [online]. 2004, vol.57, n.2, pp. 161-164. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672004000200006.

Estudo qualitativo, com onze enfermeiras especializandas de enfermagem obstétrica em Teresina-PI, cujos objetivos foram descrever o conhecimento e práticas destas sobre medidas de controle do câncer mamário e discutir a prática do auto-exame pelas enfermeiras. A técnica utilizada foi a do grupo focal. Os resultados mostram morte ou mutilações, seguidas pelo prognóstico ruim como as significações associadas ao câncer mamário. Como medidas de controle referiram hábitos saudáveis e realização de exames; destacando-se auto-exame; mamografia; ultra-sonografia; exame clínico, estático e dinâmico; e biópsia na confirmação da malignidade. Dentre as orientações dadas à clientela, destacaram-se o auto-exame, alimentação saudável, atividade física e abstenção de vícios. Conclui-se que estas profissionais não realizavam o auto-exame com freqüência, mas a maioria mantinha uma alimentação saudável.

Palavras-chave : conhecimento; auto-exame; câncer mamário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português