SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número1Inquérito do preservativo em ribeirinhos do Rio Acre: porte, acondicionamento, uso e risco para infecção pelas DSTsDesenvolvimento de um sistema especialista para identificação de diagnósticos de enfermagem relacionados com a eliminação urinária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167

Resumo

CECAGNO, Diana; CECAGNO, Susana  e  SIQUEIRA, Hedi Crecência Heckler de. Trabalhador de enfermagem: agente colaborador no cumprimento da missão institucional. Rev. bras. enferm. [online]. 2005, vol.58, n.1, pp. 22-26. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672005000100004.

Este estudo teve como propósito investigar estratégias que podem ser utilizadas, pelas instituições de saúde, sob ao olhar do enfermeiro, para motivar/valorizar e promover a capacitação do trabalhador de enfermagem, enquanto agente colaborador da instituição em busca do cumprimento de sua missão. Para a concretização do mesmo, investimos em uma metodologia qualitativa, descritiva e exploratória, cujo instrumento de pesquisa, semi-estruturado, foi aplicado a 15 enfermeiros, sendo garantido, aos mesmos, os preceitos éticos e legais cabíveis nesse estudo. Ao concluirmos este estudo constatamos que as principais estratégias que podem ser utilizadas, sob a ótica do enfermeiro, para motivar/valorizar e promover a capacitação do trabalhador de enfermagem, dizem respeito à necessidade de diálogo e a promoção do crescimento profissional.

Palavras-chave : Capacitação em serviço; Administração hospitalar; Serviço hospitalar de enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português