SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue4The social representation of nurse's professional autonomy in Public Health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

ALVES, Sandra Lúcia Belo  and  DINIZ, Normélia Maria Freire. Eu digo não, ela diz sim: a violência conjugal no discurso masculino. Rev. bras. enferm. [online]. 2005, vol.58, n.4, pp. 387-392. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672005000400002.

Este estudo tem como objetivo analisar a violência conjugal a partir das representações masculinas. Metodologicamente optou-se por uma abordagem qualitativa, tendo como referencial a Teoria das Representações Sociais. Participaram da pesquisa, dez homens adultos residentes na Comunidade do Calafate, bairro de San Martin-Salvador-BA, que tiveram um relacionamento conjugal de, no mínimo, 2 anos. Para coleta de dados se utilizou a entrevista semi-estruturada. Como resultados observamos que os sujeitos apóiam-se no processo de socialização do homem e da mulher, para definirem o modo de ser marido e mulher na relação conjugal, numa perspectiva assimétrica e hierarquizada onde os referenciais de masculinidade definidos pela sociedade, assim como a inadequação da mulher ao seu papel social, são apontados como explicação para a ocorrência da violência na relação conjugal.

Keywords : Casamento; Identidade de gênero; Violência doméstica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese